PAP bolsinha/clutch

Oi, gente! Hoje vim mostrar o pap da bolsinha ou clucth que mostrei na última postagem.

Bolsinha florzinha

Para fazer essa linda bolsinha você vai precisar de 3 retângulos (42 x 22 cm): 2 retângulos de tricoline e 1 de manta acrílica.

O molde você pode copiar clicando 2 vezes na imagem pra ampliar.

Molde: bolsinha florzinha
Corte os 3 retângulos juntos, alfinete e corte usando o molde aberto, depois corte usando o molde dobrado, conforme fotos abaixo:
Cortar os 3 retângulos juntos













Alfinetar o molde aberto na parte de baixo dos tecidos


Cortar rente ao molde

Cortar rente ao molde

Colocar o molde com a aba dobrada na parte de cima que sobrou

As duas partes cortadas ficam assim como na foto acima

Agora é necessário fazer um "sanduiche" na seguinte ordem na parte menor do molde: manta acrílica, tecido de fora (florzinha) direito com direito com o tecido de dentro (poá verde), conforme mostro na figura abaixo: 


 Depois faça uma costura reta na parte superior do molde menor.

Costura reta na parte superior da parte menor do molde
 Abra as costuras e vire os tecidos deixando a manta acrílica entre os dois tecidos de tricoline.

Abra as costuras 

Vire os tecido para o lado direito

Passe uma costura na parte superior, pode ser reta ou decorativa

Eu fiz uma costura decorativa: frente
Eu fiz uma costura decorativa: verso
 Agora você deve unir a parte maior com a parte menor. Prestar muita atenção nessa parte, pois o forro (tecido verde poá) não entra ainda na costura. Você deve montar assim a sequência: manta acrílica, tecido floral de frente com o tecido floral da parte menor, como mostro na foto abaixo.



notem que o forro, verde poá não entra agora

costura na parte inferior da bolsinha
Agora passe uma costura reta somente na parte inferior da bolsinha.
Agora coloque o forro com o lado direito sobre a bolsinha, conforme mostro na figura:



Coloque os alfinetes e costure, começando no primeiro alfinete azul, contornando toda a bolsinha e terminando na direção do outro alfinete azul, como mostro na foto:



Reparem que dessa forma fica um espaço que deve ser usado para virar a peça. Antes de virar não se esqueça de fazer os piques nas sobras das laterais e curvas, isso é feito pra assentar melhor as costuras.




Fazer os piques com a tesoura

Depois de virar a peça ela fica assim:


Agora é só fazer a costura do forro com pontos invisíveis

Virar para o lado direito e passar a ferro
 Se você quiser, pode fazer uma costura reta ou decorativa na parte da aba da bolsinha.

Agora é só pregar o botão de pressão com a ajuda do balancim.


Prontinho, uma bolsinha linda, prática e útil!



Bolsinha florzinha ou clutch

Gostaram? Fico no aguardo dos comentários, adoro ler cada um. Beijos no coração, Clau.





36 comentários:

  1. Amei!!!! Obrigada por compartilhar essa Arte com a gente !!!! Bjs DEUS te Abênçoe Muiiito!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, por compartilhar com a gente !!!! Deus te Aênçoe muiiito!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito linda! Vou separar os tecidos e fazer uma. Obrigada por compartilhar!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindo, vou fazer e depois te mostro. Obrigada por compartilhar. B-)

    ResponderExcluir
  5. Lindo, vou fazer e depois te mostro. Obrigada por compartilhar. B-)

    ResponderExcluir
  6. Lindo, vou fazer e depois te mostro. Obrigada por compartilhar. B-)

    ResponderExcluir
  7. Sensacional!
    Super bem explicada!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. OI Clau..bem explicadinho seu pap..ficou uma gracinha a bolsinha..adorei a estampa muito delicada perfeita para uma bolsinha pequena...Um otimo 2014 para voce..muita saude...paz ..e muita costurinha fofa..bjaoo clau

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia,
    muito bom o PAP, obrigada!!!
    Acho que a que fiz ( muito tempo atrás, rs) era mais complicada. Depois vou até ver se acho as anotações, rs, são tantas que me perco. Assim que o calor deixar vou fazer igual a sua, adorei mesmo. Beijos !!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada. Ótimo PAP, acho que o mais explicado que já vi sobre clutch, tenho uma cortada aqui abandonada, que acho que vou até pegar para terminar.
    Vera Santana

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por essa lindeza! É isso aí, lhe dou a maior força em pegar mais alunas. A demanda é grande, vá em frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito fofa Claudia, vc é muito caprichosa, tenha um maravilhoso 2014. bJÔ

    ResponderExcluir
  13. OI Claudia!!!!!!!!!!!!!!
    Vc sempre tem ótimos PAP, para a gente ... sempre compartilhando.
    Obrigado viu!!!!!!!!
    Amei as cores escolhidas, vc é demais tá!!!!!!!!
    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Guardei esse PAP pois vou tentar fazer. Será um passo qualitativo na minha tão básica costura! bj

    ResponderExcluir
  15. muitissimo obrigada, muita gentileza sua, vo fazer a minha bjo grande.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o seu PAP. Muito bom! E a bolsinha ficou linda.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito, obrigada vou fazer uma para mim e se td der certo vou fazer para as filhas nora e amigas que fazem aniversário.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito, obrigada vou fazer uma para mim e se td der certo vou fazer para as filhas nora e amigas que fazem aniversário.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito, obrigada vou fazer uma para mim e se td der certo vou fazer para as filhas nora e amigas que fazem aniversário.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito, obrigada vou fazer uma para mim e se der td certo vou fazer para minhas filhas, nora e amigas.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada!
    Não consegui salvar o molde, pode enviar pra mim?..cinhapx@gmail.com..
    Parabéns pelo pap, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. amei pois a que eu fazia a parte de base da aba era em curva e muito ruim de costurar, essa nãoé reta. muito bom, já salvando no meu pc... bjs e muito obrigada! Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Que linda! Tem tempo que não costuro, mas deu vontade de fazer essa rsrsrs
    Obrigada pelo PAP tão bem explicadinho.
    Já estou seguindo você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Claudia essa sua clutch e linda e o pap simples e bem explicado , facil de entender !
    Bjooo

    ResponderExcluir
  25. Adorei..muito bem explicadinho...ñ tem como ñ entender...Deus Abençoe por compartilhar seu talento...bjs.

    ResponderExcluir
  26. Lindoooooo!!!! Amei o passo a passo!!! Mega explicado! Parabéeennnsss!!!!! Vou correr pra fazer o meu!!! Obg!! Bjsss

    ResponderExcluir
  27. Goste muito , mas quando clico no molde , não dá para copiar. obrigada bjs

    ResponderExcluir
  28. Amei, segui o PAP, fiz e a bolsinha ficou linda!DEUS abençoe esse seu coração generoso.Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Ola amiga querida do coracao!!! Adorei essa clutch que voce fez com tanto amor e carinho!!! Ela sempre esta dentro da minha bolsa para aonde eu for!!!
    Sua presenca constante no meu dia-a-dia....
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei esta clutch. Vou tentar fazer uma.obrigada pelo modelo.

    ResponderExcluir
  32. PAP bem didático. Perfeito. Para qualquer iniciante aprender. Parabéns. Se todos os PAP's fossem assim....

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Muito obrigada pela visita. Se quiser, deixe um recadinho. Eu costumo responder aqui no meu blog mesmo as perguntinhas, mas se preferir, pode enviar comentários, sugestões ou dúvidas para o meu e-mail: costurinhadaclau@gmail.com. Beijos, Clau.

Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...